Fundação  Sai

A Fundação Bhagavan Sri Sathya Sai do Brasil é o órgão gestor do patrimônio da Organização Sri Sathya Sai do Brasil, representada no país pelo Conselho Nacional do Brasil, que congrega Coodenações Regionais, Centros e Grupos.

​

É uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente registrada no cadastro nacional de pessoas jurídicas, e que aplica os seus recursos exclusivamente no país.

​

Em acordo com as orientações da Organização Sai e em consonância com os princípios e valores pregados por Sathya Sai Baba, a Fundação observa rigorosamente as recomendações legais, conforme atestam as prestações de contas apresentadas anualmente ao ministério público, que emite as devidas certidões de aprovação. Satisfazendo assim os requisitos da lei, permite-se que a Organização Sai financie atividades nas áreas de educação, serviço social e atividades dirigidas à elevação espiritual da coletividade, como eventos públicos, retiros, etc.

Atribuições

​

A Fundação Sai tem como finalidade básica apoiar os projetos de difusão dos ensinamentos de Sathya Sai Baba, além dos projetos educacionais e sociais da Organização Sai, administrando o seu patrimônio (imóveis e literatura Sai) e disponibilizando os recursos necessários à realização daqueles projetos.

​

A Fundação Sai vem se fortalecendo gradualmente, apoiando a Organização Sai no estabelecimento da infra-estrutura necessária à realização de simpósios, congressos e seminários.

​

Além disto, é a Fundação Sai que negocia junto às editoras e gráficas, a impressão e distribuição do material que lhe é indicado pela coordenação de publicações.

​

Também é de sua responsabilidade o gerenciamento da distribuição de todo o material de difusão da mensagem de Sathya Sai Baba, seja através de livros, revistas, fitas, vídeos, cd's, etc.

​

A Fundação Sai também possui outra atribuição extremamente importante: a proteção do nome e da imagem de Sathya Sai Baba no Brasil. Para tanto, ela registrou no Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI) o nome de Sri Sathya Sai Baba, passando a deter todos os direitos legais sobre sua utilização. Também foram registrados no INPI os símbolos da Organização Sai: o sarva dharma das religiões e o sarva dharma dos valores humanos.

​

Ao outorgar os estatutos permanentes da Organização Sai, o próprio Sathya Sai orientou para que, nos países onde as atividades de serviço e de educação fossem substanciais, para a movimentação de recursos financeiros fosse instituída uma Fundação responsável por esta tarefa. Desta forma, o Conselho Nacional de cada país se envolveria apenas com os assuntos relativos às suas três áreas básicas de atuação (Devoção, Educação e Serviço), deixando a cargo desta Fundação a administração correta e transparente dos recursos financeiros e bens patrimoniais necessários ao funcionamento da Organização Sai em cada país.

​

Assim, em 1992 o então Comitê Coordenador do Brasil (hoje o Conselho Nacional) instituiu a Fundação Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Brasil (Fundação Sai), com o objetivo básico de apoiar administrativa e financeiramente seus projetos nas áreas citadas, além das Coordenações de Publicações e Difusão, que também compõem a Organização Sai no nível do Conselho Nacional.